A faturação das empresas portuguesas de trabalho temporário cresceu 10,6% em 2022, alcançando um máximo histórico de 1 550 milhões de euros.
Segundo o estudo que a Informa D&B realizou para este setor, um contexto macroeconómico favorável, marcado pelo aumento da atividade empresarial e o baixo desemprego, favoreceu o crescimento do volume de negócios deste setor. A Informa D&B acrescenta ainda que em 2023 a faturação do trabalho temporário continuará a crescer, bem como o número de trabalhadores, embora a um ritmo mais baixo do que nos anos anteriores, em linha com as previsões macroeconómicas menos favoráveis.
Os valores atingidos em 2022 prolongam a tendência de crescimento já registada no ano anterior, em que a taxa de variação tinha sido de 22%, e que permitiu recuperar grande parte do volume de negócios perdido em 2020, devido ao impacto da pandemia na economia.
O número de empresas autorizadas a operar no setor de trabalho temporário em Portugal era de 243 em dezembro de 2022, valor ligeiramente superior ao registado no fim do exercício anterior.
A zona de Lisboa, com 122 empresas, e a zona Norte, com 71 operadores, são as que contam com maior número de empresas. Nas restantes regiões localizam-se menos de vinte sociedades autorizadas.
O mercado é liderado por um reduzido grupo de multinacionais, em conjunto com alguns operadores nacionais de grande dimensão, geralmente ligados a grupos multisserviços com presença noutros setores intensivos em mão-de-obra.
A oferta setorial caracteriza-se por um alto grau de concentração, com as cinco principais empresas a deter 33% do volume de faturação em 2021, que passa a 47% quando se consideram as dez principais.
Dados gerais, 2022
Número de empresas | 243 |
Número de empregados (a) | 94.431 |
Faturação (milhões de euros) | 1.550 |
Número de empregados (% var. 2021/2020) | +12,5 |
Faturação (% var. 2022/2021) | +10,6 |
(a) 2021
Fonte: Estudo Setorial DBK: ‘Trabalho Temporário’
SOBRE A INFORMA D&B
A Informa D&B é a empresa que, em Portugal e Espanha, lidera a oferta de informação e conhecimento sobre o tecido empresarial, ajudando a fundamentar as decisões de negócio dos seus clientes. Com 115 anos de experiência, a Informa D&B está integrada na D&B Worldwide Network, a maior rede de informação empresarial, que dá acesso à maior base de dados mundial sobre empresas.
Através de ferramentas e análises inovadoras, disponibiliza o acesso a informação relevante para a condução dos negócios dos clientes, entre os quais se encontram em Portugal mais de 14 mil empresas.
A base de dados empresariais da Informa D&B é a mais utilizada em Portugal servindo mais de 450 mil utilizadores através das duas marcas INFORMA e EINFORMA. 95% das entidades bancárias, 45% das grandes empresas e 21% das PME portuguesas são clientes ativos da Informa D&B, que consultam anualmente mais de três milhões de relatórios sobre empresas.
Para mais informações: 808 29 30 29 ou apoio@informadb.pt